costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Como Pintar Girassóis com Espátula – Passo a Passo

como pintar girassóis com espátula

Pintar girassóis é uma tarefa emocionante e gratificante. Os girassóis são flores vibrantes e alegres que podem ser representadas em uma ampla gama de estilos artísticos. Nesta aula, mostrarei como pintar girassóis com tinta a óleo sobre tela, passo a passo.

Materiais necessários:

  • Tela de pintura
  • Tintas a óleo
  • Espátula
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Paleta
  • Solvente
  • Papel para limpar os pincéis

Passo 1: Prepare a tela

Comece preparando a tela de pintura. Certifique-se de que a tela esteja limpa e livre de poeira. Se necessário, aplique uma camada de gesso para dar à tela uma superfície lisa e uniforme.

Passo 2: Esboce os girassóis

Use um lápis ou um carvão fino para fazer um croqui dos girassóis na tela. Comece com as pétalas externas e trabalhe em direção ao centro das flores. Não se preocupe em ser muito preciso nesta fase, pois você pode ajustar o desenho à medida que pinta.

Passo 3: Pinte o fundo

Escolha uma cor de fundo para a sua pintura. Geralmente, uma cor azul meio esverdeado é uma boa escolha para representar o céu ou um campo. Use uma espátula ou pincel grande para pintar o fundo da tela, deixando áreas sem pintar para os girassóis.

Passo 4: Pinte os talos e as folhas

Misture tinta verde com um pouco de tinta marrom para pintar os talos dos girassóis. Use um pincel fino para pintar os miolos, trabalhando de cima para baixo nas folhas.

Passo 5: Pinte o miolo

Misture tinta marrom com um pouco de tinta vermelha para pintar o miolo dos girassóis. Use um pincel pequeno para pintar as sementes escuras no centro do miolo.

Passo 6: Pinte as pétalas

Misture tinta amarela com um pouco de tinta vermelha para obter um tom laranja. Use um pincel médio para pintar as pétalas dos girassóis. Comece com as pétalas externas e trabalhe em direção ao centro das flores. Adicione destaques brancos nas bordas das pétalas para dar volume e dimensão.

Passo 7: Adicione detalhes

Use um pincel fino para adicionar detalhes às pétalas e folhas. Adicione destaques brancos nas áreas iluminadas do girassol para dar um toque final.

Passo 8: Deixe a pintura secar

Deixe a pintura secar completamente antes de tocar ou movê-la. Isso pode levar de um a vários dias, dependendo da espessura da tinta e das condições de temperatura e umidade.

Espero que esta aula te ajude a pintar belos girassóis com tinta a óleo sobre tela.

Lembre-se de que a pintura é uma atividade que requer prática e paciência, portanto, não se preocupe se sua primeira tentativa não ficar perfeita. Continue praticando e experimentando com diferentes técnicas e estilos até encontrar sua própria voz como artista. Também é importante lembrar de trabalhar em um ambiente bem ventilado e seguir as precauções de segurança ao lidar com tintas a óleo e solventes.

Divirta-se pintando e explorando sua criatividade!

Assista ao vídeo completo no YouTube:

Veja também:

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima