Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo

Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo

Fala pessoal! Se você anda na dúvida sobre tintas boas para começar esse texto aqui é pra você!

Existem diversos tipos de tintas para praticar a pintura em tela. Uma das mais conhecidas e usadas por artistas de todo mundo é a tinta a óleo. Com toda a minha experiência em ensinar pintura em tela eu recomendo sempre a tinta a óleo para iniciantes. Elas geralmente possuem uma vibração maior de tons é mais intensa e não podemos esquecer dos solventes não é mesmo?

Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo

Para começar com tinta a óleo temos que lembrar sempre do mixt que é basicamente a mistura do óleo de linhaça com a terebentina, você deve pegar um pouco do óleo de linhaça e separar. Depois você tem de acrescentar 15% de terebentina ou algum solvente como eco solve isso é muito importante. Você nunca deve misturar as cores sem esse mixt

É importante e muito bom a tela ter também a imprimatura que eu ensino a fazer com tinta acrílica e gris neutro com um pouquinho de terrasena natural. É interessante ficar bem aguado, você pode dar uma aguada na tela e esperar secar, quando estiver bem seca aí sim vai poder começar a pintar com tinta a óleo e não se esqueça que as cores devem estar separadas na paleta, em grupos de azul, verde, os tons pastéis e o branco. Mas o mais importante é sempre estar misturado a tinta no mixt, não esqueça disso. Coloque em algum conta-gotas ou você pode utilizar até mesmo um pote de adoçante que funciona bem colocando a metade ali e os 15% de terebentina. Misture bem e massageie cada uma e depois coloque nas cores que você quiser.

Se as tintas que tem na paleta secam formando arrugas, é porque com certeza, você adicionou muito óleo de linhaça, por isso é importante estar sempre atento as medidas.

Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo 2

As tintas que possuem pigmentos na cor chumbo aceleram o processo de secagem porque geralmente têm cobalto e manganês. Estas cores podem ser misturadas com outras para acelerar o processo de secagem e são ótimas cores para as camadas inferiores.

É importante ter paciência

Se você não possuir o secante a sua pintura pode levar um tempo para secar. As cores escuras normalmente demoram três dias para secar e as cores mais claras demoram até um mês. Mas felizmente existe o secante de cobalto que é um líquido meio cor de vinho que não muda a cor da sua tinta e você pode misturar um pouquinho nas suas tintas que podem secar por volta de quatro horas

Ah muleque!

As cores nos fazem viajar e aguçam a nossa criatividade é importante conhecer os tipos de tinta que iremos usar ao pintar uma tela e mais importante ainda é se atentar à essas dicas valiosas que eu acabei de te proporcionar.

Quer conhecer mais sobre os materiais essenciais para a pintura em tela? Baixe o meu ebook “Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela” e descubra um mundo de possibilidades para a sua arte.

Conheça também os meus cursos de pintura em tela clicando aqui

Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo 3

Dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo 4