Qual é o Solvente para Tinta a Óleo?

Olá, professor Costerus aqui! Hoje eu vim trazer pra vocês umas dicas legais de solventes e algumas explicações e diferenças entre eles. 

Os solventes mais usados na pintura em tela com tinta a óleo são o óleo de linhaça e a terebentina. Mas existem outros sendo fabricados constantemente para acelerar o tempo de secagem e até mesmo para dar mais brilho. Os solventes são usados para diluir a tinta a óleo e servem também para limpar os pincéis e as paletas após a sessão de pintura. É recomendável não diluir as tintas a óleo com grande quantidade de terebentina, pois isso faz as cores perderem a aderência na tela. Eu recomendo usar 15% de terebentina com um conta-gotas quando misturar na tinta. A terebentina, evapora bem devagar, e é o solvente com o odor mais forte dos normalmente utilizados por quem pratica pintura em tela.

Sobreposições de Cores

Para fazer um quadro com sobreposição de camadas de cores é interessante colocar a primeira camada de óleo diluída com terebentina para depois finalmente ir acrescentando óleo nas camadas que virão. Dessa maneira a secagem do quadro acontece de dentro para fora do revestimento interior até o exterior. 

Qual_o_solvente_para_tinta_a_oleo_1

Se estiver com dificuldade de encontrar um óleo de linhaça você também pode preparar um óleo aí na sua casa mesmo, usando óleo de girassol e mais algumas coisinhas bem simples. Isso mesmo que você leu, óleo de girassol! Clique aqui para assistir a receita. Ah muleque!

Qual_o_solvente_para_tinta_a_oleo_2

Entender sobre os solventes para a pintura em tela é essencial para o aproveitamento da fluidez das tintas e com isso ter as suas pinturas cada vez mais bonitas e aperfeiçoadas

Quer saber mais sobre os materiais necessários para praticar a pintura em tela? Baixe o meu ebook Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela”

Clique aqui e conheça também os meus cursos de pintura em tela clicando aqui! 

Qual o solvente para tinta a óleo? 3

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *