costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Qual é o Solvente para Tinta a Óleo?

Pincel-com-cor-sobre-uma-pintura-em-tela-professor-costerus

Olá, professor Costerus aqui! Hoje eu vim trazer para vocês umas dicas legais de solventes, algumas explicações e diferenças entre eles.

O que é Solvente para Tinta a Óleo?

Solvente para tinta a óleo é um líquido usado para diluir ou limpar tinta a óleo. Os solventes mais comuns para tinta a óleo são a terebintina e o óleo de linhaça.

Mas existem outros tipos sendo fabricados constantemente para acelerar o tempo de secagem e até mesmo para dar mais brilho.

O que é terebintina?

A terebintina é um líquido incolor e volátil, que é obtido a partir da resina de certas árvores, como o pinheiro, o abeto e o cedro.

Ela é amplamente utilizada como solvente na indústria química e na fabricação de tintas a óleo, vernizes, resinas, entre outros produtos.

É frequentemente usada por nós artistas como solvente para diluir tintas a óleo e para limpar pincéis, paleta e outros materiais de pintura.

Os solventes são usados ​​para diluir a tinta a óleo para criar uma consistência mais fina e fluida, tornando mais fácil a aplicação da tinta.

Também pode ser usado para limpar pincéis, paletas e outras ferramentas de pintura que foram usados com tinta a óleo.

O que é óleo de linhaça?

O óleo de linhaça é um óleo vegetal extraído das sementes de linho (Linum usitatissimum), uma planta cultivada em muitas partes do mundo.

Ele é rico em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de conter outros nutrientes, como vitaminas e minerais.

O óleo de linhaça também é amplamente utilizado como um agente de secagem em tintas a óleo e vernizes.

Quando adicionado à tinta a óleo, o óleo de linhaça ajuda a torná-la mais fluida e fácil de trabalhar, além de ajudar na secagem da tinta.

Ele é considerado um óleo vegetal de secagem mais lento do que outros, como o óleo de soja e o óleo de cártamo.

Qual_o_solvente_para_tinta_a_oleo_2

Como usar a terebentina?

É recomendável não diluir as tintas a óleo com grande quantidade de terebentina, pois isso faz as cores perderem a aderência na tela.

Eu recomendo usar 15% de terebentina com um conta-gotas quando misturar na tinta.

A terebentina, evapora bem devagar, e é o solvente com o odor mais forte dos normalmente utilizados por quem pratica pintura em tela.

Sobreposições de Cores

Para fazer um quadro com sobreposição de camadas de cores é interessante colocar a primeira camada de óleo diluída com terebentina para depois finalmente ir acrescentando óleo nas camadas que virão.

Dessa maneira a secagem do quadro acontece de dentro para fora do revestimento interior até o exterior. 

Como preparar o seu óleo

Se estiver com dificuldade de encontrar um óleo de linhaça você também pode preparar um aí na sua casa mesmo, usando óleo de girassol e mais algumas coisinhas bem simples.

Isso mesmo que você leu, usando um óleo de girassol!

Clique aqui para assistir no YouTube à receita completa para substituir o óleo de linhaça. Ah mulek!

Qual o solvente para tinta a óleo? 3

Entender sobre os solventes para a pintura em tela é essencial para o aproveitamento da fluidez das tintas e com isso ter as suas pinturas cada vez mais bonitas e aperfeiçoadas.

Quer saber mais sobre os materiais necessários para praticar a pintura em tela? Baixe o meu ebook “Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela”

Clique aqui e conheça também os meus cursos de pintura em tela.

Veja também:

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima