costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Como Pintar Dom Quixote

Pintando Dom Quixote tom sobre tom

Dom Quixote, o cavalheiro errante da literatura clássica de Miguel de Cervantes, capturou a imaginação de artistas ao longo dos séculos. Entre esses artistas, o pintor brasileiro Cândido Portinari deixou uma marca inesquecível com a sua interpretação única do Dom Quixote em 1956. Neste artigo, exploraremos a abordagem de Portinari e ofereceremos orientações passo a passo sobre como pintar o Dom Quixote à luz de sua visão.

O enfoque de Portinari em Dom Quixote

Portinari foi convidado pelo editor José Olympio em 1953 para ilustrar o Dom Quixote de Cervantes, mas só conseguiu finalizar os desenhos em 1956, quando estava lutando contra uma intoxicação por tintas que acabaria por tirar a sua vida seis anos depois.

A ideia de ilustrar Dom Quixote usando lápis de cor, como uma criança rabiscando um caderno, fascinou Portinari. Ele mergulhou na leitura do livro e começou a criar as primeiras cenas. Infelizmente, devido à sua saúde precária, Portinari teve que abandonar a pintura e se refugiar no desenho.

Ao contrário dos ilustradores anteriores de Dom Quixote, como Gustavo Doré e Daumier, Portinari optou por uma abordagem que refletia sua própria visão e experiências. Em 1956, Portinari deu ao lápis de cor um poder artístico extraordinário para retratar as aventuras do cavaleiro da Triste Figura.

O estilo artístico de Portinari

A arte de Portinari foi fortemente influenciada por seus primeiros anos de vida na cidade de Brodósqui, interior de São Paulo. As cenas da vida rural que ele observava em sua infância se refletiam em suas pinturas. O Brasil, seu povo e suas histórias eram temas frequentes em suas obras.

Portinari utilizava técnicas e influências expressionistas em sua arte. No expressionismo, os artistas pintam com uma técnica livre e dramática, ressaltando sempre a emoção. As cores, assim como as formas e as pinceladas, são exageradas e distorcidas para enfatizar as emoções pretendidas pelo artista.

Embora Portinari não fosse restrito a um único estilo, algumas de suas obras também mostram influências do fovismo, um movimento de arte moderna surgido na França no início do século 20, que exalta a cor. Portinari tinha um apreço especial pelo artista fovista Henri Matisse.

Como pintar Dom Quixote

A técnica de tom sobre tom, também conhecida como monocromática, envolve a criação de uma peça de arte usando variações de uma única cor. Aqui estão algumas etapas sobre como você pode aplicar essa técnica para pintar “Dom Quixote”:

  1. Escolha a cor: A primeira coisa a fazer é escolher a cor que você gostaria de usar. Esta será a cor predominante em sua pintura.
  2. Prepare seus tons: Uma vez que você escolheu a cor, você precisará preparar uma variedade de tons dessa cor. Você pode fazer isso adicionando preto para fazer tons mais escuros, e branco para fazer tons mais claros.
  3. Esboce Dom Quixote: Agora que você tem seus tons prontos, você pode começar a esboçar Dom Quixote em sua tela. Use um lápis para fazer isso, para que você possa fazer ajustes conforme necessário.
  4. Comece a pintar: Comece pintando as áreas maiores primeiro, usando seus tons mais escuros. Gradualmente trabalhe seu caminho para os tons mais claros à medida que preenche os detalhes.
  5. Adicione detalhes: Uma vez que as áreas maiores estejam pintadas, você pode começar a adicionar detalhes usando seus tons mais claros. Isso ajudará a dar dimensão e profundidade à sua pintura.
  6. Reavalie e ajuste: Após ter preenchido a maioria da pintura, dê um passo para trás e avalie seu trabalho. Faça ajustes conforme necessário, adicionando mais detalhes ou aprofundando as sombras.

Lembre-se, a chave para a técnica tom sobre tom é trabalhar com uma única cor e usar variações dessa cor para criar profundidade e detalhe. Esta técnica pode criar um efeito dramático e atmosférico, perfeito para retratar o misterioso e aventureiro Dom Quixote.

Assista minha vídeo aula completa no YouTube!

 

Veja mais do Professor Costerus nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Pinterest

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima