3 Benefícios da pintura para a Saúde Mental

“Eu não sei o que a pintura me ensinou. Eu sei que ela me libertou.”

Jim Carrey, ator canadense sobre como a pintura o ajudou a sair de uma depressão.

 

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? 

 

Muitos de nós estamos sempre na correria e não temos tempo de cuidar da própria saúde. Outros sofrem do oposto: falta de atividade, solidão e desânimo. Por isso, hoje eu estou aqui para falar de um assunto muito importante: a nossa saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, antes da pandemia já existiam 19 milhões de brasileiros com ansiedade e depressão. Como já é de se imaginar, esses números aumentaram ainda mais nos últimos anos.

Estima-se que uma em cada cinco pessoas vai passar por algum episódio de depressão em algum momento da sua vida, o que torna muito importante a discussão sobre esse assunto.

Professor, o que isso tem a ver com pintura?

Muito! Tem tudo a ver!

Uma revista científica internacional chamada Journal of Epidemiology and Community Health publicou um estudo mostrando que fazer ou consumir arte está fortemente ligado à boa saúde e diminuição da ansiedade e depressão em ambos os sexos. Então, o que eu quero explicar hoje são os benefícios da pintura para a saúde mental, afinal, as pinturas não servem apenas para enfeitar ambientes, elas são expressões da alma, sentimentos e emoções que os artistas projetam na tela.

 

1. Melhora a concentração.

Afinal, quando estamos pintando, precisamos focar ao máximo naquilo que estamos tentando transmitir para a tela, o que ajuda a tirar os problemas da cabeça. Quando se torna um hábito, a pintura nos ajuda a identificar as nossas emoções e a controlar os nossos pensamentos. 

 

2. Prazer, alívio e satisfação consigo mesmo.

Imagine que você está pintando sua tela e, por um instante, para para analisar o seu trabalho. Ali, você nota que a pintura está tomando forma e então, você sente orgulho de si mesmo. Esse sentimento é bastante comum e tem a ver com o sistema de recompensas do nosso cérebro. Ao perceber que realizamos algo legal, esse sistema é ativado, fazendo com que a gente sinta sensações muito boas de prazer, alívio e satisfação. 

 

3. Estimula a comunicação e a criatividade. 

Nem sempre conseguimos usar as palavras para expressar o que estamos sentindo, por isso a pintura é uma ótima alternativa para comunicar ao mundo sobre os nossos sentimentos. Pintar impulsiona a expressão das emoções de forma criativa e é indicado como tratamento terapêutico por muitos profissionais.

 

O ator Jim Carrey descobriu na pintura uma alternativa para ajudá-lo a sair de uma depressão. Ele até produziu um documentário chamado Jim Carrey: I Needed Color (Jim Carrey: Eu Precisava de Cor) onde ele mostra como a pintura o ajudou a ver cores novamente em sua vida.

E você? Quer saber um pouco mais sobre pintura em tela? Conheça o meu canal no Youtube Marco Costerus.

Se você quer aprender a pintar telas diretamente da sua casa, acesse o meu curso Iniciando como Artista e você vai aprender por onde começar o seu quadro e perderá o medo ou a vergonha de pintar. 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo dizendo o que você achou e eu terei o maior prazer em responder.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.