pintura-em-tela-costerus-blog-idosos-depressao

Pintura em tela: resgatando o equilíbrio emocional

Hoje em dia vivemos tempos de imediatismo. Estamos sempre pensando em trabalho, em tarefas e deveres, na correria do dia a dia e muitas vezes nos esquecemos de olhar para nós mesmos. Chega um momento em que nos encontramos desanimados e isso pode desencadear problemas sérios, como ansiedade e depressão.

Há diversas pesquisas que apontam que todas as pessoas, de todas as idades, são afetadas por fatores psicossociais, genéticos e biológicos que causam transtornos de humor e depressão, sendo uma das maiores causas de suícidio entre idosos.

Conforme dados apontados em um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.

E uma das principais causas é atrelada ao sentimento de inutilidade em razão do abandono de atividades exercidas, mas também pode ser um sintoma que antecipa outros transtornos comuns à terceira idade, como por exemplo, o Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Segundo pesquisas, tanto a saúde física quanto a mental estão diretamente ligadas com atividades de lazer, que estimulam e dão prazer, isso porque neurocientistas descobriram que os níveis de substâncias neuroquímicas, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar aumentam no cérebro quando utilizamos as nossas mãos

Ou seja, as atividades manuais são tão eficazes quanto remédios

É por isso que a arteterapia vem sendo cada vez mais recomendada para o combate dessas doenças. 

Utilizar materiais diversos e tintas coloridas, que resultam em produções afetivas-expressivas, aplicando técnicas que despertam a criatividade e o prazer artístico, bem como a autoestima, o amor-próprio e orgulho, que auxiliam no processo de reestruturação emocional.

Tanto a criatividade como a imaginação são pontos essenciais para revigorar a mente a cada instante. A arte se manifesta com múltiplas linguagens e cria diversas possibilidades de manifestação e expressão dos sentimentos

E quanto mais trabalhar o lado criativo, mais se fortalecerá o processo arteterapêutico.

pintura-em-tela-costerus-blog-idosos-depressao

 

A arte como terapia ajuda a criar laços, vínculos e educa a sensibilidade, estimula a percepção, abre o caminho para novas ideias e reconduz o olhar do sujeito para si mesmo, para o seu interior.

A arte é o espelho que reflete a alma!

E dessa interação surge a imensa alegria da vida, da capacidade de mudar hábitos e uma nova maneira de enxergar a si mesmo e a vida!

O que você tem feito por você e pela sua saúde mental? Que tal dedicar um pouco do seu dia para você aliviar o seu corpo e a mente? A pintura pode te oferecer muitos benefícios! Permita-se ser feliz!

Clique aqui e conheça os cursos online! Invista em um método assertivo para melhorar a sua saúde mental e ainda possuir todo o ensinamento para você virar um pintor de mão-cheia

Baixe o meu ebook gratuito: Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *