costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Quais são os temas para pintura em tela?

Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

Você conhece todos os temas que podemos usar na pintura em tela? Vamos conversar um pouco sobre eles?

Os temas da pintura em tela geralmente podem variar de artista para artista. Alguns se identificam desde o início com algum segmento e pintam exclusivamente um tema em todas as obras. Mas também existem artistas que percorrem variados temas, pintando o que se aplica na inspiração do momento. Marinha, Pintura de paisagem, pessoas e retrato são alguns temas recorrentes entre os artistas de todo o mundo.

Quais_são_os_temas_para_pintura_em_tela_1

A arte Marinha como costumo chamar é representada quando a inspiração é o mar. Uma praia, barcos, animais no oceano, sempre estão associados ao tema marinha. Pintura de paisagem é um dos principais que eu gosto bastante, por poder pintar florestas, rios, natureza, uma casinha de campo no meio das montanhas e isso tudo se enquadra nesse tema muito popular. O tema, pessoas geralmente é inspirado por observação. Já ficou em uma janela observando as pessoas andando e convivendo? É uma ótima inspiração para pintar apenas com a observação como principal instrumento. O tema retrato é antigo e era usado para representar pessoas importantes e ricas, mas isso acabou com o passar do tempo e começou a ser utilizada de forma democrática entre as pessoas. É usado para descrever um sujeito humano

Quais_são_os_temas_para_pintura_em_tela_2

Mas como descobrir qual você se identifica mais? Se encontrar na pintura é um degrau de cada vez. Você só vai descobrir com qual tema se identifica mais, praticando. Ao praticar e exercitar na pintura em tela, você vai experimentar e errar muitas vezes e isso não é motivo para desistir de pintar algo que não conseguiu. Pintar objetos, seja qual for, um banquinho, uma jarra com flores é uma forma interessante de observar e representar, ajuda a praticar e a desenvolver um tema para a sua pintura. Observar as sombras os contrastes das cores e os degradês que são as variações das cores e prestar atenção na iluminação ajuda bastante também. Deixe que a sua intuição e observação seja a sua orientação para você nesse exercício

Para começar na pintura em tela você não precisa ter um tema como obrigatoriedade. Experimente, procure referências e seja autêntico isso é muito importante! 

Ah muleque! E aí? Se interessou pelos temas da pintura em tela e quer começar a praticar? Conheça os meus cursos de pintura em tela e baixe o meu ebook “Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela”

Quais-sao-os-temas-para-pintura-em-tela-3

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima