Você sabe limpar seus pincéis corretamente?

Cuidar dos seus pincéis é fundamental, afinal eles são o meio pelo qual você expressa a sua criatividade em tela, não é? Mas você sabe como fazer a limpeza deles sem estragar as cerdas? Então vem comigo e confira essas dicas que eu vou te passar! 

Aprender a limpar os seus instrumentos de trabalho ajudará não só na organização, mas também na economia de materiais. Isso porque se você souber a forma correta de cuidar dos pincéis, você não precisará ficar comprando novos em pouco tempo.

Quem exerce a atividade com mais frequência e pinta bastante normalmente investe em um material bom, de qualidade e possui mais de um modelo de pincel, por isso é importante manter uma vida útil destes objetos em alta, para não acabar gastando dinheiro desnecessariamente. 

Assim como cada modelo tem suas características e cuidados específicos, a tinta usada também tem influência na forma de limpá-los, fazendo com que a durabilidade seja maior.

 

pintura-em-tela-costerus-blog-lavar-pinceis

 

Se você tiver utilizado a tinta a óleo é necessário limpar com qualquer solvente até retirar toda a tinta. Eu sempre indico utilizar o querosene, que é um pouco mais leve e estraga menos o seu material. Não adianta passar apenas sabão, pois dá uma falsa sensação de limpeza. Após lavar bem no querosene, enxugue bem e com cuidado, aí então você pode passar detergente líquido.

Se a tinta que você tiver usado for à base de água, a melhor forma de lavá-lo é apenas com sabão e água. Neste caso pode ser utilizado o detergente, shampoo ou sabonete líquido

Mergulhe o pincel nos produtos e faça movimentos circulares até a tinta soltar, enquanto a água estiver saindo colorida, continue lavando. Tenha cuidado ao enxaguar e secar e não utilize água quente, pois pode danificar as cerdas. Tire o excesso de água com um pano delicado ou papel toalha e deixe secá-los naturalmente

No meu canal do Youtube eu já fiz alguns vídeos explicando melhor como realizar a limpeza dos seus materiais, clique no link para ver:

Outra dica muito importante: NÃO DEIXE A TINTA SECAR NO PINCEL! Você não deve, de jeito nenhum, esperar o pincel secar para lavar. Inclusive, na tinta acrílica, se isso acontecer, você pode jogá-lo fora

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Me siga no Instagram e comente lá ou me mande uma mensagem falando qual a sua dúvida ou se as dicas de limpeza deram certo! 

Ah, muleeeke! Mas para limpar o seu pincel, primeiro você precisa sujá-lo, não é mesmo? Então vem pintar junto comigo e aprender as técnicas para se tornar um grande artista. No curso Iniciando como Artista, você vai aprender a pintar lindas telas e terá muito orgulho de mostrar suas obras para todo mundo! Clique aqui e se inscreva no curso, para junto comigo aprender a pintar direto da sua casa!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.