quem-e-professor-costerus

Sou eu! Ahhh mulek!

Brincadeiras à parte, eu estou aqui para te contar melhor quem sou eu, como eu entrei para o mundo das artes plásticas e o motivo pelo qual eu amo ensinar a pintar.

Meu nome é Marco Costerus e desde a época do colégio eu gostava muito das aulas de artes e fazer algumas esculturas com retalhos de panos velhos.

Início da Carreira

Eu comecei a dar as primeiras pinceladas com 15 anos, mas não tinha noção nenhuma de pintura e gostava muito de imitar desenhos e colorir com lápis de cor e giz de cera.

Eu sempre fui louco por cores e tudo eu coloria. Às vezes eu até levava bronca dos professores, pois na hora que eles estavam explicando a matéria da aula, eu estava colorindo o caderno.

minha grande inspiração foi o mestre Arlindo Mesquita. Na época que eu descobri suas obras, ele morava no Rio de Janeiro e eu não o conhecia pessoalmente, mas já tinha uma grande admiração por suas lindas telas.

No começo eu tive muitos desafios, principalmente financeiros, pois os materiais eram muito caros e muitos familiares não levavam a sério o meu interesse pela pintura em tela, achando que era só uma fase! Naquela época, pensei muito em desistir.

Quando iniciamos alguma atividade, recebemos muitas críticas sobre como estamos fazendo, sobre não estar bom o suficiente e muitas outras críticas. Isso é normal em todas as áreas e em tudo o que fazemos na nossa vida.

Eu fico feliz de não ter desistido, pois, tudo isso me trouxe muitas experiências que eu vivi pelo mundo para adquirir mais conhecimento e poder ensinar as pessoas a exercer essa atividade tão linda que é a pintura em tela.

Desafios

Em 1974 eu viajei para Londres e fiquei 1 ano e 8 meses estudando pintura, mas antes eu parei em Paris e fiquei um tempo lá para conhecer a cidade e aproveitar a linda paisagem para pintar pelas ruas. Um dos locais que eu pintava era Place du Tertre, localizada no distrito de Montmartre e fica situada no ponto mais alto de Paris.

pintura-em-tela-costerus-blog-prof-costerus-Place-du-Tertre

No entanto, estava eu pintando na Place du Tertre quando acabou o meu material e eu fui em procura de opções para continuar o meu trabalho. Me indicaram uma loja que parecia um calabouço de um castelo. Entrei, pedi tintas e telas, e o vendedor me perguntou se eu era estudante ou profissional.

Naquele momento eu não sabia o que responder, pois, era muito novo para me considerar um profissional, então pedi uma tela de cada. Quando ele chegou com as telas, uma delas era lisa em algodão e a outra era em juta. Então, eu deduzi que aquela em juta era a tela profissional, até porque eu nunca tinha pintado em uma tela destas. No fim, eu fui embora com as duas telas pratiquei a pintura com uma tela que eu nunca tinha tido contato antes. Foi muito legal a experiência.

Já na Inglaterra, enquanto eu fazia um curso, o professor nos levava ao National Gallery, um museu muito famoso que fica localizado na Trafalgar Square, em Westminster, no centro de Londres. No local, o professor apontava para um quadro e dizia para os alunos copiá-lo. Mas o interessante é que ele não nos mandava copiar a obra inteiracada aluno ficava responsável por algum detalhe ou parte do quadro que deveria estudar e replicar.

Em um determinado dia, ele nos levou lá e mostrou um quadro bem claro, que era uma paisagem de uma obra de John Constable, um artista muito famoso e um dos pioneiros na percepção e estudo da mudança destas condições atmosféricas na arte.

Quando eu vi o quadro, pensei comigo mesmo que seria moleza, era uma paisagem com bastante céu, montanha e um campo embaixo. De repente o professor falou que nós não poderíamos usar a cor branca e retirou o nosso branco. Ahh, mulek! Todos os alunos tiveram que pintar sem o branco. Foi difícil, viu? Mas esse desafio foi um grande aprendizado e eu adquiri muito conhecimento e experiência com tudo isso.

Em Trafalgar Square há muitos artistas que ficam pela rua desenhando e pintando, então quando eu vi aquilo, eu pensei que também queria fazer aquilo. Por isso, fiquei pela região pintando em cartões, pois eram mais fáceis de vender, por serem mais baratos que as telas. Foi aí que eu comecei a pintar sobre cartões e foi muito top!

Eu comecei a vender esses cartões e receber muitas encomendas, de retratos, casas, paisagens, então foi muito legal. Eu me lembro, inclusive, de um casal inglês que me trouxe a fotografia de um sítio que eles tinham nascido, eu achei muito lindo e emocionante. Eu pintei, levei na casa deles e fui muito bem recebido.

Quer saber um pouco mais da minha história? Veja na página Professor Costerus, lá mostro algumas exposições, premiações e um pouco mais da minha história.

E você, me conte aqui nos comentários, como foi ou como está sendo o seu início na pintura sobre tela.

Ahhhh mulek!!! Te vejo no próximo artigo.

Marco Costerus
Mais vendido Top 1
ESRICH Conjunto de 26 peças de tintas acrílicas com tintas acrílicas de 12 cores (12 ml, 11,3 g), 10 pincéis, 2 telas, 1 cavalete de madeira, 1 placa, kits de materiais de pintura para crianças,
  • Conjunto de tinta ultra prática: os kits de pintura têm 10 pincéis, tinta acrílica de 12 cores (12 ml, 11,3 g), 2 painéis de tela, 1 cavalete de madeira e 1 placa. Todos podem desfrutar da diversão de pintar!
  • Tinta acrílica de alta qualidade: nossa tinta adota uma fórmula única e pigmentos de alta qualidade, que podem trazer o máximo de brilho e clareza de cor. Eles têm qualidades de artista profissional, perfeitas para misturar, sobrepor e criar textura.
  • 10 pincéis multifuncionais: os pincéis de cabelo macio, boa adsorção, suporte de caneta rígido e liso. Existem 10 tamanhos diferentes, incluindo quadrado, leque e redondo, que são adequados para várias habilidades de pintura.
  • Amplamente utilizada: a tinta pode ser usada na maioria das tecnologias de arte e artesanato, é usada em tela, cerâmica, madeira, tecidos, argila, paredes, unhas, artesanato, papel, quadro de giz etc. Nossa tinta acílica está em conformidade com o certificado ASTM D-4236. Elas não são tóxicas e inofensivas.
  • Painel de lona e cavalete de metal: há 2 peças de tela de 15 x 20 cm e 1 cavalete de madeira neste kit de pintura. Complete todos os equipamentos de pintura para você de uma só vez. O cavalete pode ser usado como um cavalete ao pintar, também como um suporte multifuncional para celular e outras funções. Vamos curtir a pintura juntos.
Mais vendido Top 2
Aquarela Wfrs à Base de Água Pentel Arts 15 Cores
  • Aquarelas à base de água, que produzem sensação muito agradável ao pintar
  • Fácil de mesclar as cores, possibilitando nuances coloridas e brilhantes e novas matizes
  • Embalagem de alta qualidade para melhor conservação
  • Pentel, Wfrs-15
Mais vendido Top 3
Kit com 12 Píncéis para Pintura Artesanato, Ponta Chata, Ponta Redonda, Ponta Fina - Aquarela, Desenho
  • Pintura, Aquarela, Artesanato
  • 6 Pincéis Ponta Fina, 6 Pincéis Ponta Chata
  • Servem para tintas a Óleo, acrílica e Aquarela
  • Traços finos, pontilhados e desenhos afunilados
  • Os pincéis chatos com cerdas curtas e retas, são perfeitos para cobrir desenhos e grandes áreas com a tinta
Mais vendido Top 4
Souza & Cia - Tela de Pintura 20cm X 30cm, Branco, Cretone 265gr/m², 100% Dióxido de Titânio
  • Tecido da tela é cretone 265gr/m²
  • Brancura com 100% de dióxido de titânio sem adição de clareadores
  • Em caso de utilização por criança, é necessário a supervisão e acompanhamento de um adulto
  • Feito com materiais de qualidade
  • Souza & Cia, (Ref: 8104)
Mais vendido Top 5
Tela de Pintura 15x20
  • Tecido 100% algodão com aplicação de resina acrílica
  • Chassi em madeira Pinus ou Eucalipto
  • Grampeada na parte de trás
  • País de origem do produto: BR
OfertaMais vendido Top 6
Souza & Cia Tela De Pintura, 16cm X 22cm (Ref: 8101), Branco
  • Tela para pintura, 16x22 cm tecido com moldura madeira, unidade
  • Marca: Souza
  • Material escolar e escritório
  • Tecido da tela é cretone 265gr/m²

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima