costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

O segredo está nas cores!

Não adianta você ter o melhor desenho e não saber usar as cores corretamente, só utilizar apenas cores primárias, não saber fazer a fusão ou a sobreposição das cores. É necessário uma boa harmonia de tons, para que você possa fazer um belo quadro. Falando assim, parece até difícil, mas, vou te dar umas dicas e você verá que tudo é mais simples do que pensa.

 

Clarear e escurecer

 

Muitas pessoas acham que para clarear uma cor, deve-se misturar com branco ou para escurecer, usa-se o preto. Não! Tanto para clarear ou escurecer, você deve utilizar cores que ajudem a manter o padrão da cor que sofrerá a alteração. O branco, por exemplo, só pode clarear duas cores, o amarelo e o azul – essas são as únicas cores que você clareia com branco.

Sabe qual tom escurece amarelo? O laranja! Mas, tem pessoas que já me disseram que escureceram com sombra queimada, sépia ou marrom, okay, mas, essas cores descaracterizam o amarelo e ele perde o efeito, o brilho. Há quem diga também que já escureceu o verde com o preto, sim, pode, mas o seu trabalho ficará primário. Sabe o que escurece o verde? O azul da Prússia!

pintura-em-tela-costerus-segredo-cores-professor

Então, reforçando: tanto para clarear ou escurecer, você deve utilizar cores que ajudem a manter o padrão da cor que sofrerá a alteração.

Fusão das cores

pintura-em-tela-costerus-segredo-cores

Uma outra questão que muitas pessoas têm dúvidas é em relação a fusão das cores. Mas, o que é a fusão? Nada mais é que misturar uma cor com outra, para unificar aquelas subdivisões do céu com a nuvem, por exemplo, não ficarem uma “quebra” muito radical, deixando a nuvem muito recortada ou sozinha.

 

Fazer essa fusão com acrílico é mais difícil, porque a tinta seca mais rápido. Mas, não é impossível fazer fusão com acrílico, contudo, isso vai exigir muita técnica e agilidade, então, se você está iniciando na pintura, eu recomendo começar com a tinta a óleo, que permite que você faça a fusão com mais calma, pois ela demora mais a secar.

 

Outra coisa, você pode usar a mesma técnica de mistura de cores com tinta acrílica, contudo, tem a questão da sobreposição das cores. Será mais difícil se tiver pintando com acrílica. E porque? Pelo motivo de sempre, a secagem

E para finalizar, vou te dar uma dica de como conservar as tintas que sobraram em sua paleta. Basta colocar um pouco de óleo de linhaça nas tintas, essa misturinha garante pelo menos dois dias de conservação

pintura-em-tela-costerus-segredo-cores-marco

Mas, se você se esqueceu e a tinta secou, infelizmente, você perdeu a tinta, então, raspe com uma espátula. Se estiver muito dura, para quem tem paleta de aluminío, você pode mergulhar na água, deixar por um dia e a tinta vai amolecer e você tira com uma pinça, puxando a tinta para cima. Se a sua paleta for de madeira ou papel vegetal, coloque-a em um saco plástico e deixe por um dia na geladeira. 

 

✅ Acesse o meu canal no Youtube com muitas dicas e conteúdos incríveis sobre todo o universo da pintura em tela.

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima