costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Pintura em Tela como Terapia

A pintura em tela é um dos pilares da arteterapia, a ciência que traz os benefícios da arte para a saúde mental. É usada principalmente para ajudar pacientes com algum tipo de dificuldade psicológica como, por exemplo, obstáculos para se expressar e conflitos emocionais e podem ser tratados através da pintura em tela, pois o pintor se envolve num tipo de meditação.

Pintura_em_tela_como_terapia_1

A arte favorece a imersão da mente

Pessoas tímidas e retraídas que possuem dificuldades em se comunicar podem ter diversas melhorias com a pintura em tela por serem capazes de destravar a criatividade e expressar as suas emoções e sensações na tela.

Usar um instrumento como uma aquarela, lápis ou pincel desenvolve a motricidade e conexões cerebrais. Nos adultos, reduz a ansiedade, nas crianças se desenvolve a coordenação motora e ameniza o déficit de atenção em alguns casos, estimulando a criatividade e nos idosos, melhora a paciência, raciocínio e os movimentos da mão.

A pintura em tela permite ao indivíduo se desligar do mundo e se concentrar nos traços, nos desenhos, formas e cores. Necessita de concentração, pois é um trabalho delicado e cuidadoso. Por isso exercita e melhora o foco e a atenção.

Quando o ambiente da pintura em tela se encontra em um lugar aconchegante, alegre e agradável, pessoas com traumas podem ter a autoestima ressignificada, podendo alcançar grandes realizações pessoais sendo capaz de voltar a vida social e até mesmo tratarem a depressão.

A pintura em tela estimula as pessoas num processo de transformação, reflexão e formação e traz o redescobrimento do próprio ser, podendo se tornar até mesmo um hobby

De forma simples você pode começar a pintura em tela como terapia, conheça os meus cursos introdutórios para fazer dentro da sua casa mesmo, sem complicação: https://www.costerus.com.br/cursos-de-pintura/

A muleque, bacana né? 

Está iniciando a sua trajetória na arte ou tem vontade de aprender pintura em tela? Baixe o ebook “Lista de Material para Iniciante na Pintura e acompanhe o meu canal com dicas para  e muito conteúdo.

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima