Como recuperar e restaurar um quadro rasgado

A sua tela rasgou? Calma, não pense em jogar fora! Eu tenho uma ótima dica para você recuperar e restaurar a sua tela, mesmo que ela já esteja pintada. Se você seguir o passo a passo certinho, você terá a sua tela novinha em folha, como se nunca tivesse rasgado antes!

Você vai precisar de: uma espátula pequena, pedaços de tela, tesoura, cola branca, massa corrida e claro, as tintas que usou naquela pintura. Se a sua tela não estiver pintada, tudo bem também, essa recuperação serve para qualquer caso!

Primeiro, pegue um pedaço de tela – um pouco maior que o rasgo – e, com a tesoura, vai arredondando esse pedaço. É bom deixar tudo redondinho, pois as pontinhas não ficam descolando e assim é  melhor para fixar. 

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro

Depois, passe uma quantidade razoável de cola branca na parte mais clara do pedaço e também um pouco de cola no próprio rasgo. Sem exageros viu, é apenas o suficiente para colar. Com o auxílio da espátula, vai espalhando a cola para não ficar excessos. Feito isso, pregue o pedaço no rasgo atrás do quadro. 

Aplique um pouco mais de cola, se achar necessário, e vai passando a espátula, sem usar força, apenas para ir distribuindo a cola por todas as extremidades.

Olhe a frente da tela para deixar tudo bem alinhado, ver se os dois lados estão bons, se não está dobrado, deixar tudo lisinho. Com o auxílio da espátula vai passando e retirando o ar que pode ficar dentro, para não criar bolhas e vai conferindo a frente também.

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro (1)

 

Observação: não demore tanto porque a cola seca em minutos!

Pronto, feito o remendo atrás, agora, vamos para a parte da frente! Faça uma mistura com a massa corrida – aquela de parede mesmo – e cola branca. A quantidade vai depender do tamanho do rasgo da sua tela. Portanto, se for um furo pequeno, pode colocar de duas a três espátulas pequenas de massa corrida e 15% de cola branca e misture bem. 

Passe uma quantidade razoável para cobrir a falha e vai tirando o excesso com a própria espátula sem deixar uma camada grossa. Pode passar em volta do furo também, mesmo que pegue um pouco na pintura, não tem problema. 

Espere alguns segundos e observe se vai escorrer. Conforme for escorrendo, vai passando a espátula e sempre deixando tudo bem lisinho, sem nenhum relevo.

Feito isso, espere secar e daí você já pode pintar, de preferência, com as mesmas tintas e cores usadas na pintura original.

 

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro

 

Pinte a vontade, faça os ajustes necessários não somente onde está o furo, mas, aproveite para ir deixando as cores uniformes na região afetada. Aproveita para ver se precisa dar uma pincelada em outro local, para que a tinta nova não se sobreponha tanto. Se sobrar tinta, aproveite para dar um toque em outras áreas também.

✅ No meu canal do Youtube Marco Costerus eu tenho um vídeo em que eu mostro com detalhes e vou fazendo na hora todo esse passo a passo. Confira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *