costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Como recuperar e restaurar um quadro rasgado

Homem-com-quadro-rasgado-professor-costerus

A sua tela rasgou? Calma, não pense em jogar fora!

Eu tenho uma ótima dica para você recuperar e restaurar a sua tela, mesmo que ela já esteja pintada. Se você seguir o passo a passo certinho, você terá a sua tela novinha em folha, como se nunca tivesse rasgado antes!

Você vai precisar de: uma espátula pequena, pedaços de tela, tesoura, cola branca, massa corrida e claro, as tintas que usou naquela pintura. Se a sua tela não estiver pintada, tudo bem também, essa recuperação serve para qualquer caso!

Aqui estão algumas etapas gerais que eu sigo para reparar um quadro rasgado:

Avaliação

Examine cuidadosamente o quadro rasgado, avaliando a extensão do dano.

Estabilização

Estabilize a pintura em uma área de trabalho limpa e segura. Se necessário, remova a obra da moldura com cuidado.

Limpeza

Antes de reparar o rasgo, limpe a superfície da pintura delicadamente para remover poeira, sujeira e eventuais resíduos.

Alinhamento

Alinhe cuidadosamente as bordas rasgadas para garantir que a área danificada se encaixe corretamente. Isso pode envolver o uso de pinças ou outras ferramentas especializadas.

Restauração

Siga as instruções detalhadas no artigo para restaurar o quadro, que incluem a aplicação de cola e massa corrida, o alinhamento da tela e a pintura da área restaurada.

Restaurando um quadro

Pegue um pedaço de tela — um pouco maior que o rasgo — e, com a tesoura, vai arredondando esse pedaço. É bom deixar tudo redondinho, pois as pontinhas não ficam descolando e assim é melhor para fixar.

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro

Depois, passe uma quantidade razoável de cola branca na parte mais clara do pedaço e também um pouco de cola no próprio rasgo. Sem exageros viu, é apenas o suficiente para colar. Com o auxílio da espátula, vai espalhando a cola para não ficar excessos. Feito isso, pregue o pedaço no rasgo atrás do quadro.

Aplique um pouco mais de cola, se achar necessário, e vai passando a espátula, sem usar força, apenas para ir distribuindo a cola por todas as extremidades.

Olhe a frente da tela para deixar tudo bem alinhado, ver se os dois lados estão bons, se não está dobrado, deixar tudo lisinho. Com o auxílio da espátula vai passando e retirando o ar que pode ficar dentro, para não criar bolhas e vai conferindo a frente também.

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro (1)

Observação: não demore tanto porque a cola seca em minutos!

Pronto, feito o remendo atrás, agora, vamos para a parte da frente! Faça uma mistura com a massa corrida — aquela de parede mesmo — e cola branca. A quantidade vai depender do tamanho do rasgo da sua tela. Portanto, se for um furo pequeno, pode colocar de duas a três espátulas pequenas de massa corrida e 15% de cola branca e misture bem.

Passe uma quantidade razoável para cobrir a falha e vai tirando o excesso com a própria espátula sem deixar uma camada grossa. Pode passar em volta do furo também, mesmo que pegue um pouco na pintura, não tem problema.

Espere alguns segundos e observe se vai escorrer. Conforme for escorrendo, vai passando a espátula e sempre deixando tudo bem lisinho, sem nenhum relevo.

Feito isso, espere secar e daí você já pode pintar, de preferência, com as mesmas tintas e cores usadas na pintura original.

pintura-em-tela-costerus-recuperar-restaurar-quadro

Pinte a vontade, faça os ajustes necessários não somente onde está o furo, mas, aproveite para ir deixando as cores uniformes na região afetada.

Aproveita para ver se precisa dar uma pincelada em outro local, para que a tinta nova não se sobreponha tanto.

Se sobrar tinta, aproveite para dar um toque em outras áreas também.

Conclusão

Com paciência e cuidado, é possível restaurar uma tela rasgada e devolver a sua beleza original. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então não desanime se o resultado não for perfeito na primeira tentativa.

✅ No meu canal do Youtube Marco Costerus eu tenho um vídeo em que eu mostro com detalhes e vou fazendo na hora todo esse passo a passo. Confira!
Veja também: Descubra os 16 Benefícios Incríveis da Arte para sua Vida

Perguntas Frequentes

  1. Posso usar qualquer tipo de cola para a restauração?
    É recomendado o uso de cola branca para este processo de restauração.
  2. E se a minha tela não estiver pintada?
    Este método de recuperação serve para qualquer caso, seja a tela pintada ou não.
  3. O que faço se a tinta escorrer durante a restauração?
    Se a tinta escorrer, use a espátula para remover o excesso e manter a superfície lisa.
Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima