Usando a tinta guache na pintura em tela

É muito comum que tenhamos o primeiro contato com a tinta guache ainda na escola. As aulas de artes, geralmente, se utilizam da guache para introduzir as crianças ao mundo da pintura e, certamente, elas aprendem e se divertem muito.

 

Mas, e na pintura em tela? É possível pintar um quadro com tinta guache? 

Ah muleek! Essa é a resposta que eu vou te dar agora! Vamos lá!

 

O que é a tinta guache?

Primeiramente, precisamos lembrar que, apesar de ser relacionada à escola e ao primeiro contato com a pintura, a tinta guache não serve apenas para as crianças se divertirem e aprenderem. As versões utilizadas com as crianças são, de fato, mais simples e de menor qualidade, porém existe a tinta guache profissional, que pode ser encontrada em pastilhas ou tubos.

 

A tinta guache é composta por um aglutinante chamado goma arábica, pigmentos e branqueadores. Sua pigmentação é mais forte do que a aquarela, por exemplo e, por causa dos branqueadores, seu acabamento é fosco e opaco.

 

Versatilidade, secagem rápida e baixo custo são as principais vantagens da tinta guache. Porém, seus tons podem mudar levemente após a secagem e a tinta pode rachar se for utilizada em grandes quantidades. 

 

Para evitar problemas, alguns detalhes precisam ser observados na hora de aplicar a tinta guache.

 

Como utilizar a tinta guache?

Você pode aplicar a tinta em tela, papel, ou até mesmo madeira. Se decidir usá-la em papel, no entanto, eu recomendo que você escolha papéis mais grossos, como o papel para aquarela, por exemplo. Se escolher usar a tinta mais diluída em água, utilize papéis acima de 240gr, pois estes papéis suportam melhor a umidade, tendo menor chance de envergar ou até mesmo rasgar durante a pintura. 

 

Lembre-se que quanto mais água, mais fina e clara fica a tinta, portanto, utilize menos água para fazer tons mais escuros e opacos. A tinta guache tem uma excelente capacidade de cobertura, por isso pode ser utilizada até mesmo sobre superfícies coloridas. 

 

Em relação aos pincéis, recomendo que você separe os de cerdas mais macias para a tinta diluída em água, deixando aqueles de cerdas mais firmes para a tinta pura, já que ela é mais grossa. Comece com um pincel chato e separe um redondo e fino para pintar os detalhes.

 

tinta-guache-costerus-pintura

Dicas para pintar com tinta guache

Para um melhor resultado na sua pintura:

 

  • Teste a tinta em um papel antes de aplicar na tela, assim você poderá observar melhor os efeitos obtidos;
  • Tente pintar o fundo com a tinta mais diluída em água, deixando a tinta mais pura para os detalhes, assim você evita rachaduras
  • Misture os cores até obter o tom que você deseja;
  • Retire bem a água dos pincéis antes de aplicar a tinta;
  • Não esqueça de chamar as crianças para uma sessão de pintura a dedo. Elas conhecem a tinta guache como ninguém, e a diversão é garantida.

 

Quer aprender a pintar lindos quadros aí da sua casa? Acesse o meu curso Iniciando como Artista e aprenda as técnicas necessárias para iniciar no mundo da pintura!  

 

Já conhece o meu trabalho? Confira a minha Galeria Online e encontre a arte perfeita para decorar sua casa, ou presentear alguém que ama!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.