A espátula é usada com tinta a óleo ou acrílica?

A verdade é que você pode usar as duas. Existem, porém, algumas recomendações importantes para cada tipo de tinta. 

 

Olá pessoal, vocês estão bem?

Hoje vamos tirar uma dúvida muito comum pra quem está iniciando na pintura em tela: qual tinta eu utilizo se quiser pintar com a espátula, a óleo ou acrílica ?

Pensando nisso, eu resolvi falar um pouquinho mais sobre a pintura espatulada e claro, quais as diferenças entre o uso dela com a tinta acrílica e a óleo. Vamos lá?

A principal característica da espátula é que ela consegue produzir marcas mais rígidas do que o pincel, criando muitos efeitos, volumes e texturas e deixando a imagem muito rica em expressão. 

As espátulas são mais conhecidas em dois materiais: metal e plástico. Sendo o metal mais adequado para artistas que já possuem certa experiência na pintura e, o plástico, mais indicado para quem está começando e quer aprender a usar a espátula. No entanto, você também vai encontrar espátulas em espuma. 

Em relação às tintas, a óleo é mais consistente, mais grossa, enquanto o acrílico, por ser a base d’água, é uma tinta bem mais leve, com menos consistência. Ou seja, a característica mais firme da tinta a óleo a torna mais fácil de ser trabalhada, já a acrílica vai exigir mais leveza ao manusear a espátula.

O material também é importante e, no caso da tinta acrílica, é recomendado que se use espátula de plástico ou de espuma

Basicamente é isto, a tinta a óleo é mais recomendada para o uso da espátula, mas desde que você tenha leveza no manuseio e use a ferramenta correta, você também pode pintar com a acrílica.

Eu fiz um vídeo bem curtinho no meu canal explicando sobre o uso da espátula com tinta acrílica. Você pode conferir aqui:

Posso pintar em acrílico com espátula?

 

pintura-em-tela-costerus-espátula

Ah muleeek! Por hoje é isso, mas se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo! Eu vou ter o maior prazer em responder.

Já conhece o meu curso Iniciando como Artista? Então garanta sua vaga porque lá eu ensino as técnicas necessárias para iniciar na pintura em tela. Você vai aprender a pintar um lindo quadro, sem sair da sua casa!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.