costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Utilize as suas mãos no combate a depressão

Eu sempre falo e gosto muito de reforçar a importância da pintura para a saúde mental. No mundo de hoje, cheio de tarefas e deveres, nos vemos desestimulados e muitas vezes sem ânimo. Cuidado! Isso pode levar a problemas como depressão e ansiedade.

Estudos apontam também que fatores biológicos, genéticos e psicossociais podem ser causas da depressão, ou seja, afeta pessoas de todas as idades, de qualquer lugar do mundo, sendo a maior causa de suicido entre idosos.

E eu trago um dado preocupante: em 2019, foi apontado que 5,8% da população brasileira (11,5 milhões de pessoas), sofrem de depressão. Essa taxa acima da média global, coloca o país no topo do ranking no número de casos de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

pintura-em-tela-costerus-blog-depressao

 

No período da pandemia, o Brasil liderou os casos de depressão e ansiedade, segundo pesquisa realizada em onze países, pela Universidade de São Paulo (USP). Somos o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).

É assustador essa quantidade de informações sobre a população do nosso país, mas, infelizmente, é uma realidade atual. A depressão não é brincadeira, devemos levar isso muito a sério e buscar as formas mais sadias de combater este mal. Para não cair no abuso excessivo de medicações que podem trazer danos irreversíveis à saúde. 

Outro dado alarmante é: o Brasil é o país que mais consome Rivotril  (um ansiolítico e tranquilizante, tarja preta), no mundo.

E porque eu te falo tudo isso? Por que  existem meios saudáveis de combater a chamada “doença da alma”. Neurocientistas descobriram que os níveis de substâncias neuroquímicas, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar aumentam no cérebro quando utilizamos as nossas mãos. Traduzindo na melhor linguagem: as atividades manuais são mais eficazes que muitos remédios

pintura-em-tela-costerus-blog-ansiedade

A arteterapia vem sendo utilizada e recomendada para o combate dessas doenças. A pintura, por exemplo, utiliza materiais diversos e coloridos, que resultam em produções afetivas e expressivas, fazendo a pessoa que utiliza dessa técnica despertar a criatividade e o prazer artístico, despertando a autoestima, o amor-próprio e orgulho, que auxilia no processo de reestruturação emocional.

Esta terapêutica é comprovada, cientificamente, através de estudos aprofundados, como assistencial no trato da depressão e ansiedade. A pintura relaxa, acalma e ajuda a distrair, sendo uma atividade extremamente benéfica.

Então, eu te convido a dedicar um pouco do seu dia para você aliviar o seu corpo e a mente. Permita-se aos benefícios que a pintura pode te oferecer!

 

pintura-em-tela-costerus-blog-arte-terapia

Quer ir para um próximo nível?

Conheça os cursos online onde você pode aprender direto da sua casa e possuir todo o ensinamento para você virar um pintor de mão-cheia. Clique Aqui.

Baixe o meu ebook gratuito: “Lista de Materiais para Iniciantes na Pintura em Tela”

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima