costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

O que é o croqui e como ele pode te ajudar

Croqui de flores na tela de pintura, feito com carvão fusains fino

O que é o croqui

Croqui é um termo utilizado para descrever um esboço ou desenho preliminar de um projeto ou ideia. É comumente utilizado em áreas como arquitetura, design de interiores, moda, artes visuais, entre outras.

O croqui é uma ferramenta útil para ajudar a visualizar uma ideia ou conceito de forma rápida e eficiente. Ele pode ser utilizado para explorar diferentes opções de design, experimentar diferentes layouts ou disposições de objetos, ou para comunicar uma ideia para outras pessoas.

Ao utilizar o croqui, é possível fazer ajustes e correções rapidamente, sem ter que lidar com as limitações de um software de design ou outras ferramentas mais complexas. Isso pode tornar o processo de design mais ágil e eficiente, permitindo que você experimente várias opções antes de se comprometer com uma solução final.

Pode ser uma forma mais intuitiva e pessoal de expressar ideias, permitindo que você use seus traços pessoais para dar forma à sua visão. Isso pode ajudar a transmitir sua ideia de forma mais clara e autêntica para outras pessoas, ajudando a garantir que sua visão seja compreendida e executada corretamente.

Sempre que eu venho dar alguma dica de pintura em tela, a primeira orientação é iniciar pelo croqui

Tipos de croquis

  1. Croqui arquitetônico: utilizado para representar visualmente um projeto arquitetônico, como a planta baixa de um edifício ou a disposição de móveis em um ambiente.
  2. Croqui de moda: utilizado para esboçar modelos de roupas, sapatos e acessórios, com o objetivo de planejar a aparência final do produto.
  3. Croqui de produto: utilizado para esboçar ideias para o design de produtos, como eletrônicos, móveis, brinquedos, entre outros.
  4. Croqui de paisagem: utilizado para representar visualmente a topografia e a vegetação de um terreno, com o objetivo de planejar a disposição de elementos como jardins, áreas de lazer e construções.
  5. Croqui artístico: utilizado para representar cenas, objetos ou pessoas de forma mais livre e expressiva, sem se preocupar tanto com proporções e detalhes técnicos.

Independentemente do tipo de croqui utilizado, é importante que ele seja feito com clareza, de forma a comunicar as ideias de maneira efetiva. É possível utilizar diferentes técnicas e materiais para criar croquis, desde lápis, carvão e papel até softwares de design e tablets gráficos. O importante é escolher a técnica que melhor se adapta às suas necessidades e preferências pessoais.

O croqui na pintura em tela

Ele é que um esboço, um desenho sem muitos detalhes e acabamentos, feito rapidamente, daquilo que você quer pintar na tela. 

Esse rascunho é como um estudo da pintura. Serve para você colocar a sua ideia inicial no papel, registrar e desenvolver o conceito daquilo que você está pensando em fazer. 

O esboço é feito através de traços livres e de forma natural, sem se preocupar com a beleza do desenho, portanto, o artista tem liberdade para compor e montar a imagem da forma que achar melhor.

Eu costumo dizer o seguinte aos meus alunos: o seu quadro começa na mente.

Primeiro você pensa no que quer retratar, quando você chegar à ideia principal, aí faz um croqui em um papel A4 normal com um grafite 6B ou 7B. Nesse momento você vai realizar algumas mudanças, para adequar e equilibrar o seu projeto antes de passar para o quadro. 

Depois que o croqui do papel estiver pronto, eu indico que você pegue um carvão e faça outro esboço bem de leve na tela, dê umas batidinhas para tirar o excesso e aí a sua tela está pronta para você começar a pintar!

pintura-em-tela-croqui

Apesar da simplicidade dos traços, é essencial que o croqui seja bem estruturado, que tenha a forma e proporção daquilo que será pintado. É primordial que ele tenha as linhas básicas, mas também que seja feito com muito cuidado. Tem que ter as direções fundamentais para quando você preencher com a tinta, entender o desenho, independente dele ser detalhado ou não. 

O croqui é importante pois será a sua direção na hora que for pintar a tela. 

Ahhh, mulek! Você vai ver que vai ficar muito mais simples de pintar!

  • Nos vídeos que eu posto no meu canal do Youtube (Marco Costerus) tem várias demonstrações de como iniciar uma pintura a partir do esboço!
  • E me siga lá no instagram (@professor_costerus) para ficar por dentro de muitas novidades do mundo TOP da pintura em tela!
Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima