100 anos da Semana de Arte Moderna: você conhece a história do movimento?
Neste ano, comemoramos a centésima edição da Semana de Arte Moderna, movimento que se iniciou em 1922, no Theatro Municipal de São Paulo. Mas, você sabe o que deu origem a esse evento?
Em 1922 artistas e intelectuais ocuparam o Theatro Municipal de São Paulo para discutir o modernismo, movimento de origem europeia que buscava romper os padrões artísticos que eram impostos desde o Renascimento. Eles também tinham o objetivo de trazer o modernismo para a realidade brasileira.
Artistas como Anita Malfatti e Di Cavalcanti, e os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade foram figuras de destaque durante o evento, que se tornaria um dos momentos mais importantes para a produção artística brasileira do século XX.
A semana, que se seguiu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, ficou marcada por apresentações de dança, música, poesia, exposição de pinturas e esculturas, além de palestras.
Os artistas buscavam uma renovação social e artística no país, o que acabou chocando parte da população, pois houve um rompimento com a arte acadêmica.
A “Semana de 22”, como ficou conhecida, contribuiu para o Movimento Modernista no Brasil. Di Cavalcanti classificou o evento como o que seria “uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”.
Repercussão e consequências
A manifestação recebeu muitas críticas, não só do meio artístico, mas também da população em geral, que não entendeu a nova proposta e ficou desconfortável com as apresentações. Ficou evidente que o Brasil precisaria de uma preparação para romper com os antigos padrões de arte. Assim, surgiram vários movimentos, manifestos e revistas com a intenção de divulgar a nova proposta.
Outros acontecimentos culturais se inspiraram na Semana de Arte moderna, como o Tropicalismo e até mesmo a Bossa Nova. A pintora Tarsila do Amaral, que não participou do evento porque estava em Paris, passou a produzir arte moderna após a Semana de 22.
O impacto da primeira Semana de Arte Moderna foi enorme. O movimento redirecionou a arte brasileira e afrontou os antigos padrões estéticos e artísticos, abrindo o caminho para uma produção de arte totalmente revolucionária.
100 anos de movimento
Este ano, o evento conta com comemorações em locais como a Praça das Artes, além do próprio Theatro Municipal de São Paulo. A cidade anunciou 100 dias de eventos, incluindo diversas apresentações, que já começaram no dia 22/01 e vão até 01/05.
Você pode conferir toda a programação da centésima Semana de Arte Moderna neste link.
Boas comemorações!
Já conhece o meu canal no Youtube? Então corre lá e confira os meus vídeos no Marco Costerus!
Quer aprender a pintar telas do jeito certo, desde o começo? Garanta sua vaga no meu curso Iniciando como Artista, lá eu te mostro como pintar lindos quadros sem sair da sua casa!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!