COMO QUEIMAR A TELA (IMPRIMATURA) PASSO A PASSO

Olá,

Eu sou o Professor Costerus e vou te ensinar Como QUEIMAR A TELA,  que é o que chamamos de Imprimatura da Tela. Muitas pessoas querem saber por que é preciso queimar a tela.

Ao aplicar uma cor sobre algo que está muito reluzente, você pode acabar sendo iludido por essa claridade sem que nem perceba, é o que pode acontecer com a tela em branco. Todos os Mestres queimam suas telas.

Para que VOCÊ evite o trabalho de queimar uma tela todas as vezes que iniciar uma pintura, faça a imprimatura em mais de uma tela por vez.

Mas joga fora o isqueiro e fósforo porque essa é uma forma de preparação da tela ou do cartão para receber a pintura.

Continue lendo este post e saiba mais sobre:

  • Como queimar a tela com tinta acrílica
  • Como queimar a tela com betume

01-tinta-acrilica-imprimatura-queimar-a-tela-professor-costerusCOMO QUEIMAR A TELA COM TINTA  ACRÍLICA

As tinta acrílica são feitas à base d’água e não passam pelo mesmo processo das tintas óleos, que recebem a adição de terebentina, ou óleo de linhaça, ou ECOSOLV, ou querosene.

Observe o tamanho da tela a ser queimada e faça uma pequena mistura utilizando:

1/4 de Tinta e 3/4 de água

Deve-se utilizar uma quantidade maior de água em relação a quantidade de tinta para fazer a mistura. Caso VOCÊ não faça essa adição de água de maneira correta, após seca, a aplicação dessa mistura criará uma uma película plástica na tela, fazendo com que a tinta não seja fixada no momento da pintura.

Qualquer cor pode ser utilizada para queimar, mas evite cores muito escuras. Eu tenho alguns alunos que queimam a tela com a cores Amarelo de Nápoles, Ocre e Terra Siena Natural. Mas eu prefiro queimar a tela utilizando a tinta Gris Neutro, que é um cinza bem “clarinho” e acrescento um pouco de Terra Siena Natural.  Faço a mistura dessas tintas com água e passo na minha tela, sempre lembrando da quantidade certa que a mistura deve receber.

A aplicação da mistura pode ser feita com uma Trincha de 1 polegada, um pincel de pintura encontrado em lojas de material de construção. Esse pincel é geralmente utilizado para fazer acabamentos de pintura em tetos.

A tela pode ser preenchida em qualquer direção, não é preciso ficar “lisinho” ou fazer a aplicação com um rolinho, o importante é cobrir toda a tela e colocá-la para secar por 5 ou 10 minutos no máximo.

02-betume-imprimatura-queimar-a-tela-professor-costerus

COMO QUEIMAR A TELA COM BETUME

O Betume é um líquido escuro e de alta viscosidade utilizado nas aplicações em madeiras para dar um ar de envelhecimento.

Antes de aplicar o Betume na tela VOCÊ deve diluí-lo com ECOSOLV ou Querosene Inodoro para que não fique muito forte. O betume puro é quase preto e não devemos queimar a tela com a cor preta, salvo em algumas exceções, como em temas “noturnos”, que eu vou mostrar em uma outra oportunidade.

Para a mistura com betume utiliza a água do mesmo modo da tinta acrílica:

1/4 de betume e 3/4 de solvente

Após misturar bem aplique na tela. Então você vai perceber que a tela vai ficar manchada, ou seja, apresentará umas partes mais escuras e outras mais claras. Ela não vai ficar homogênea e esse é ponto, então coloque-a para secar.

Quando você for trabalhar a tela, a aplicação do betume vai dar um ar de envelhecido ótimo para compor Casarios Barrocos (Ouro Preto, Mariana, Congonhas e outros). O betume também permeabiliza a tela e ajuda na finalização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *