Pintura em tela com esponja, você já ouviu falar?

Sabia que é possível pintar sem usar pincel?

Quando falamos sobre pintura em tela, logo vem à cabeça aquela imagem de um artista segurando sua paleta de cores, pincelando e colorindo a tela à sua frente. O pincel é realmente a ferramenta mais relacionada ao pintor, mas existem outras, também muito populares.

Aqui no site, nós já falamos sobre a espátula, que é outra ferramenta bastante utilizada na pintura em tela para a produção de alguns efeitos e texturas, leia abaixo:

 

A espátula é usada com tinta a óleo ou acrílica?

 

Já sabemos que a arte nos dá infinitas possibilidades. Na pintura não poderia ser diferente. A variedade de materiais, tipos de tinta e ferramentas é bem ampla. Hoje nós vamos explorar um pouco mais esse universo.

Pintando com esponja.

esponja-pintura-em-tela-professor-costerus

 

 

O esponjado é uma técnica muito fácil e muito boa para quem está iniciando na pintura. Ele consiste na aplicação de uma cor sobre a outra, utilizando uma esponja, produzindo um efeito manchado.

 

Pode ser usado com o pincel em diferentes trabalhos. Uma ótima ideia, é aplicar o esponjado no fundo da tela, usando o pincel para o plano principal. Isso vai criar uma textura de fundo única e expressiva. É totalmente possível, no entanto, criar pinturas usando apenas a esponja como ferramenta.

 

A inspiração para esse tipo de pintura foi a esponja marinha natural, mas uma esponja sintética pode ser usada perfeitamente, além de ser mais barata. A possibilidade de mistura de cores é infinita e você pode criar efeitos utilizando tons pastéis ou cores fortes e vibrantes.

 

Pintar com esponja permite criar diferentes texturas e volumes, brincar com as cores e, exige menos técnica do que o pincel, o que a torna um excelente material para usar com a criançada. Eu mesmo já testei e é diversão garantida!

Como fazer?

  1. escolha uma esponja flexível;
  2. dilua a tinta;
  3. molhe a esponja com um pouco de água;
  4. mergulhe levemente a face úmida da esponja na tinta;
  5. retire o excesso com um papel;
  6. aplique na superfície girando a esponja para criar marcas variadas.

 

Importante: retire o excesso sempre que mergulhar a esponja na tinta para evitar que a pintura fique borrada.

 

O esponjado é uma técnica muito simples e pode ser utilizado tanto nas telas, quanto em cerâmica, madeira, paredes e até mesmo vidro.

 

Faça o teste e depois me conte o que achou!

pintura-em-tela-esponja-professor-costerus

 

Ah, muleeek!

Ficou com alguma dúvida? Quer que eu faça um vídeo no meu canal mostrando a técnica do esponjado? Comente aqui embaixo!

Quer aprender a pintar do jeito certo? Matricule-se no meu curso Iniciando como Artista e desenvolva seu estilo na pintura! É prático, divertido e você aprende aí da sua casa!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.