costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

O que passar na tela antes de pintar?

O que é Tela para pintura?

Uma tela para pintura é uma superfície preparada para suportar a aplicação de tinta. Elas são feitas de materiais como algodão ou linho, e são geralmente montadas em uma moldura de madeira para mantê-las esticadas e preservar a forma.

Telas para pintura são amplamente utilizadas por artistas que desejam criar obras de arte a óleo, acrílico ou outros tipos de tinta.

As telas para pintura podem ser encontradas em diferentes tamanhos e espessuras, e a escolha da tela certa depende do tipo de projeto que você deseja realizar.

Telas mais grossas são geralmente mais resistentes e duráveis, mas também são mais pesadas e caras. Telas mais finas são mais leves e fáceis de manusear, mas podem ser menos resistentes e duráveis.

Além disso, algumas telas para pintura são pré pintadas com uma camada de gesso ou outro material, o que pode fornecer uma base uniforme para a tinta e ajudar a evitar o enchimento da tela.

Escolha uma tela de boa qualidade que seja adequada para o tipo de projeto que você deseja realizar, para garantir o melhor resultado possível.

Mas eu preciso passar algo?

Por que não posso pintar direto na tela branca?

Hoje eu vou explicar para vocês como se faz o processo de imprimatura, ou como a gente diz, “queimar a tela” antes de pintar. É bem simples, e você vai ter um resultado muito melhor com a sua pintura.

O que é imprimatura da tela?

A imprimatura é uma camada fina de tinta aplicada na tela antes de começar a pintar. Ela serve como uma base para a pintura e ajuda a proteger a tela, evitando que a tinta penetre demais na superfície e comprometa sua integridade.

Além disso, a imprimatura pode ajudar a uniformizar a cor da tela e a prepará-la para receber a tinta de forma mais eficiente.

A cor da imprimatura é geralmente escolhida de acordo com o estilo e a paleta de cores da pintura.

Alguns artistas optam por usar uma imprimatura clara para preservar a luminosidade da tinta, enquanto outros escolhem uma cor mais escura ou intermediária para criar uma base sólida para sua obra.

Em resumo, a imprimatura é uma etapa importante na preparação da tela para a pintura, que pode ajudar a melhorar a qualidade e a durabilidade da obra final.

Escolher cuidadosamente a cor e o tipo de imprimatura adequados para o seu projeto, para garantir o melhor resultado possível.

Como fazer a imprimatura?

Quando eu comecei a pintar, lá atrás, eu nem sabia que eu tinha que fazer essa preparação, então eu comecei pintando direto na tela branca. Mais tarde, quando eu descobri a imprimatura, minhas pinturas melhoraram muito.

É por isso que eu quero que você entenda o que é essa preparação e que você aprenda como fazê-la.

Mas, professor, por que eu não posso pintar direto na tela branca?

Bom, você até pode. Como eu disse, eu mesmo comecei fazendo isso. Mas, se você tentar pintar o céu, por exemplo, a tela branca vai deixar o azul muito vibrante, e você vai ter que fazer misturas que nem precisava fazer.

Eu digo que quando você pinta sobre a tela branca, a pintura está te dominando e não você que está dominando a pintura. E você tem que mostrar quem é que manda, né?

Ah mulek!

Agora eu vou te mostrar como fazer essa imprimatura ou “queimar a tela”, para você mandar na sua pintura!

Você vai precisar da tela branca, um pincel chato de cerda (feito de pêlo de porco) e tinta acrílica branco titânio com terra siena natural, porque nós precisamos de uma cor neutra.

Nós vamos então, usar um recipiente para misturar a tinta branca com a terra siena natural e a água.

Aqui no meu canal você encontra um vídeo que eu fiz explicando as proporções dessa mistura. É bem simples, e você vai usar pouca tinta. Mas dê uma olhadinha no vídeo abaixo, onde eu mostro as medidas:

Como fazer imprimatura/queimar a tela.

Essa mistura precisa ficar bastante líquida, senão a tinta vai ficar muito forte, criando uma película plástica. Aí, quando você for pintar, a tinta não vai fixar na tela da forma como deveria.

Depois é só usar o pincel para espalhar a mistura na sua tela e esperar secar. Veja a diferença na imagem abaixo.

É isso aí pessoal, sua tela estará pronta e você é quem vai dominar sua pintura.

pintura-em-tela-professor-costerus

Ah, mulek! Quer aprender as técnicas para se tornar um grande artista? No curso Iniciando como Artista você vai aprender a pintar lindas telas e irá impressionar a todo mundo com suas obras!

Clique aqui, se inscreva no curso e aprenda a pintar direto da sua casa!

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima