O que passar na tela antes de pintar?

Mas eu preciso passar algo? Por que não posso pintar direto na tela branca?

 

Oi pessoal, tudo bom com vocês? 

 

Hoje eu vou explicar pra vocês como se faz o processo de imprimatura, ou como a gente diz, “queimar a tela” antes de pintar. É bem simples, e você vai ter um resultado muito melhor com a sua pintura.

 

Quando eu comecei a pintar, lá atrás, eu nem sabia que eu tinha que fazer essa preparação, então eu comecei pintando direto na tela branca. Mais tarde, quando eu descobri a imprimatura, minhas pinturas melhoraram muito.

 

É por isso que eu quero que você entenda o que é essa preparação e que você aprenda como fazê-la.

 

Mas, professor, por que eu não posso pintar direto na tela branca?

 

Bom, você até pode. Como eu disse, eu mesmo comecei fazendo isso. Mas, se você tentar pintar o céu, por exemplo, a tela branca vai deixar o azul muito vibrante, e você vai ter que fazer misturas que nem precisava fazer.

 

Eu digo que quando você pinta sobre a tela branca, a pintura está te dominando e não você que está dominando a pintura. E você tem que mostrar quem é que manda, né? 

 

Ah muleeek! 

 

Agora eu vou te mostrar como fazer essa imprimatura ou “queimar a tela”, pra você mandar na sua pintura!

 

Você vai precisar da tela branca, um pincel chato de cerda (feito de pêlo de porco) e tinta acrílica branco titânio com terra siena natural, porque nós precisamos de uma cor neutra.

 

Nós vamos então, usar um recipiente para misturar a tinta branca com a terra siena natural e a água.

 

Aqui no meu canal você encontra um vídeo que eu fiz explicando as proporções dessa mistura. É bem simples, e você vai usar pouca tinta. Mas dê uma olhadinha no vídeo abaixo, onde eu mostro as medidas:

 

Como fazer imprimatura/queimar a tela

 

Essa mistura precisa ficar bastante líquida, senão a tinta vai ficar muito forte, criando uma película plástica. Aí, quando você for pintar, a tinta não vai fixar na tela da forma como deveria.

 

Depois é só usar o pincel para espalhar a mistura na sua tela e esperar secar. Veja a diferença na imagem abaixo. 

 

É isso aí pessoal, sua tela estará pronta e você é quem vai dominar sua pintura.

 

pintura-em-tela-professor-costerus

Ah, muleeek! Quer aprender as técnicas para se tornar um grande artista? No curso Iniciando como Artista você vai aprender a pintar lindas telas e irá impressionar a todo mundo com suas obras! Clique aqui, se inscreva no curso e aprenda a pintar direto da sua casa!

Já conhece o meu e-book? Nele você vai encontrar uma lista de materiais importantes para iniciar na pintura. Clique nesse link e baixe o e-book gratuitamente!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.