costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Qual o seu estilo de pintura em tela?

comprar-quadro-doce-escolha-paisagem-professor-costerus

Muitos artistas se perguntam: qual é o estilo certo para pintar em tela? Você está aqui porque está procurando uma resposta para essa pergunta. Você já viu centenas de pinturas diferentes, mas ainda não pôde encontrar o seu próprio estilo. Não se preocupe, aqui está tudo o que você precisa saber para encontrar o seu.

Vamos conhecer alguns dos estilos mais populares de pintura em tela, como pintura realista, abstrata, expressionista e impressionista.

O Estilo Impressionista

Este é o meu estilo de pintura sobre tela. O estilo impressionista tem origem francesa e usa a luz e as cores para criar imagens com formas brilhantes e vibrantes. Esta técnica de pintura foi inventada pelo famoso pintor Claude Monet e é caracterizada por uma série de pequenos e brilhantes pontos de luz que dá um efeito visual único.
Ela pode ser usada para criar imagens lindas e únicas, mas pode ser bastante desafiadora para iniciantes.

comprar-quadro-doce-escolha-paisagem-professor-costerus
“Doce Escolha” (2018), Marco Costerus.

O Estilo Realista

Se esforça para retratar o assunto de forma precisa e detalhada, como ele aparece na vida real. Embora este estilo possa ser intimidante em primeira instância, com o tempo e a prática, é possível desenvolver habilidades necessárias para criar obras de arte lindas e realistas. Entender como controlar cores, sombras e texturas é a chave para criar obras que impressionam o seu público com o seu estilo de pintura em tela realista.

Almeida Junior 1850-1899 – Caipira picando fumo - estilo realista“Caipira picando fumo” (1893), Almeida Junior.

O Estilo Abstrato

A arte abstrata não representa objetos ou cenas do mundo real, mas sim utiliza formas livres, texturas, demarcações, cores e linhas para criar composições visualmente estimulantes. Pintar em estilo abstrato permite que o artista saia de sua zona de conforto e explore novas áreas de expressão criativa. Além disso, ele oferece uma ampla gama de materiais que permitem às pessoas experimentarem nos seus trabalhos artísticos.

Número 5 - Jackson Pollock 1948

“No. 5” (1948), Jackson Pollock.

O Estilo Surrealista

Se concentra em assimilar e incorporar imagens imaginárias que não são facilmente explicáveis. Este estilo é usado para reduzir o drama, a energia e os ícones presentes em outras formas de pintura.
É sobre o efeito de mistura de sensações, como alegria e tristeza, segurança e insegurança, e é isso que torna a arte surrealista tão atraente.
Para começar a pintar com este estilo, você precisa ter uma imaginação criativa e acreditar que o que você cria pode ser diferente.

Salvador Dali - O sono (1937)

“O sono” (1937), Salvador Dali.

O Estilo Expressionista

Foca na expressão emocional e pessoal do artista, usando cores fortes e vívidas, formas e técnicas impactantes, como uso de luz e sombra criando textura e profundidade para transmitir sentimentos e emoções. Esta técnica é muito utilizada para trazer uma nova perspectiva para um tema específico. O uso de cores e tons vibrantes darão à sua pintura uma sensação vibrante, enquanto os tons mais escuros permitirão que você crie sombras profundas e impactantes.

O grito (1893), Edvard Munch

O grito (1893), Edvard Munch

 

O Estilo Cubista

Desenvolvido por Pablo Picasso e Georges Braque, o cubismo fragmenta objetos e cenas em formas geométricas, apresentando várias perspectivas simultaneamente. É caracterizado pela desconstrução e reconstrução dos elementos da pintura, como planos, linhas e cores. Esta é uma forma de arte muito singular e traz consigo muitas possibilidades de criação. Os elementos essenciais para pintar nesse estilo são: fragmentação da figura, simplificação dos contornos, contraste de cores e planos estilizados.

As senhoritas de Avignon é obra considerada pioneira no movimento cubista. O quadro levou nove meses para ser feito e representou inovação na história da arte.

“As senhoritas de Avignon” (1907), Pablo Picasso.

Estilo Pontilhismo

O pontilhismo é um estilo de pintura que tem como objetivo criar imagens a partir de pontos, cores e linhas. Criar um efeito de profundidade e luz, dando às pinturas uma sensação de profundidade e movimento quase tridimensional. É uma técnica muito antiga e usada por muitos artistas famosos, como Vincent Van Gogh e Claude Monet. É relevante levar em consideração a composição da imagem, os materiais usados e as cores escolhidas.

Autorretrato 1887 Vincent van Gogh

“Autorretrato” (1887), Vincent van Gogh.

Conclusão

Há estilo para todos os gostos e habilidades. Aqui não existe certo ou errado, o fato é que encontrar o seu próprio estilo de pintura tem uma curva de aprendizado íngreme, mas com boa disciplina e esforço, você poderá dominar qualquer um dos estilos acima mencionados e criar imagens impressionantes.

O que gosta de pintar? Auto-retrato, natureza morta ou paisagem?

Quando vai pintar, você fica mais atento a cada detalhe?

Ou você mais mais do estilo moderno?

Quem sabe você é que nem eu, apaixonado pelo impressionismo, só aquela sugestão de figuras na tela, será?

Para identificar qual é o seu estilo, você vai precisar praticar com constância, sem desistir, com o tempo e usando as técnicas corretas, você vai se descobrindo e naturalmente você vai caminhando para o estilo que mais te atrai na pintura.

Em resumo, é praticando que você percebe os diferentes estilos e técnicas, consequentemente descobrindo a sua identidade na pintura.

Se você deseja aprender a pintar sobre cartões, começar a entender melhor as técnicas de pintura e ainda economizar com tintas e telas, experimente se inscrever no curso online “Como Pintar sobre Cartões” para ser guiado por mim, através dos fundamentos da pintura em tela.

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima