Qual o seu estilo de pintura em tela?

Oi pessoal! Professor Costerus aqui! Neste artigo vamos falar um pouquinho sobre o estilo que você pode desenvolver na pintura em tela

Antes de começar a pintar, certamente existe um estilo no qual você se inspira e tem vontade de se aprofundar ou aprender. A pintura em tela evolui há muito tempo e de lá pra cá surgiram vários estilos e técnicas cada vez mais elaboradas e admiráveis

Antigamente os pintores realizavam suas obras, reclusos dentro de um ateliê, mas em um dado momento os artistas começaram a perceber que poderiam expandir o limite de suas obras indo pintar ao ar livre e isso originou o primeiro estilo que vamos falar o Impressionismo. Depois de um tempo que você estiver pintando, vai sentir a necessidade de desconstruir o que vem criando em tela e o Impressionismo é fruto dessa desconstrução a percepção do impressionismo assume o sentido de selecionar, recortar, modelar de acordo com o objeto que se observa diretamente e está ligado a paisagens e ao aqui e agora. Claude Monet e Renoir foram pintores desse estilo que influenciaram e continuam influenciando artistas até hoje. 

Pinturas no estilo Impressionista podem ser realizadas com qualquer material desde pincel, buxa ou até mesmo com o próprio dedo.

O Pontilhismo é uma técnica de pintura influenciada fortemente pelo movimento impressionista, em que pequenos pontos de cor causam, pela união, uma mistura óptica nos olhos do espectador, trazendo uma forma. Frequentemente demanda muito tempo, pois a base são pontos e os pontos vão tomando a forma do que deseja representar.

Outro tipo de estilo importante para trazer aqui é o estilo Naif. Esse estilo peculiar começou a chamar a atenção em Paris por volta de 1866. Ele não possui perspectiva, não tem luz e sombra, ele traz apenas um tipo de luz e geralmente carrega muitas cores. As obras no estilo Naif normalmente contam uma história e alimentam uma narrativa.

Não podemos esquecer do Cubismo né? Ele surgiu no início do século XX e trouxe às telas a representação de formas da natureza por meio de figuras geométricas. Foi um movimento inovador, que desconstruiu o ideal de perfeição das obras de arte na época. 

A aquarela também é um estilo de pintura, valorizado recentemente em que as tintas são dissolvidas em água, ou são utilizadas suspensas sobre o suporte. É usada desde sempre, pois as antigas civilizações antigas, usavam pigmentos com água para registrar informações da própria cultura.

E qual é o seu estilo? O que gosta de pintar? Auto-retrato, natureza morta ou paisagem? Para progredir na pintura em tela você tem que praticar regularmente. Esta é a melhor dica que eu posso proporcionar para vocês. É praticando que você percebe os diferentes estilos e técnicas, consequentemente descobrindo a sua identidade na pintura

Você pode descobrir o seu estilo, praticando  a pintura em tela totalmente online com o meu curso INICIANDO COMO ARTISTA. Vamos nessa?