O que podemos aprender com paletas de cores?

Oi pessoal! No artigo anterior eu falei um pouquinho do que vamos ver no curso de pintura em tela MÉTODO COSTERUS. No texto de hoje eu vou contar para vocês, como as cores podem nos ajudar a fazer lindas composições.

Sempre nos encontramos refletindo em “qual mistura” ficará mais chamativa, quais cores agradam mais, quais cores deixar de usar. É preciso entender um pouco melhor sobre quais cores combinam entre si. O_que_podemos_aprender_com_paletas_de_cores_1

Na nossa infância umas das coisas que aprendemos é que várias cores de tinta são criadas a partir da mistura de outras cores, aprendendo sobre cores primárias, que são o vermelho, amarelo e azul. Geralmente aprendemos também sobre as cores quentes e frias.

A harmonização das cores reflete nos sentimentos e sensações. As cores possuem uma forte influência sobre a mente humana, provocando emoções e reações, por exemplo: as cores vermelho e amarelo, no momento em que são usadas juntas incentivam o apetite, ansiedade e a tonalidade branca que é utilizada, na maioria das vezes, como uma cor de fundo, já que transmite uma sensação de limpeza e tranquilidade. As cores podem entrar em acordo para conceber esses efeitos, por exemplo, pode se fazer, com correta combinação, um ambiente mais leve, uma pintura mais afetiva, desde que usemos tons de cores proporcionais e relacionadas. Tonalidades devem ser bem escolhidas para criar uma imagem agradável e harmônica medindo a intensidade nos elementos que são inseridas. Não existem regras sobre combinações de cores, tudo depende do objetivo que você pretende chegar.

A teoria das cores foi estudada por diversos artistas renascentistas como Leonardo da Vinci e Caravaggio. Cores frias em que o azul e o verde predominam criam sensações de calma, de energia e tranquilidade e são geralmente usadas para representar árvores ou oceano. Nas cores quentes predominam o vermelho, amarelo, laranja, rosa e roxo são usadas para representar calor, proximidade, o sol ou o outono. 

Outro ponto que devemos nos atentar é em relação ao contraste entre as cores que também é um elemento bastante utilizado para trazer vida a pintura, visto que, ele aumenta ou diminui regularmente conforme a ordem e a qualidade das cores do arranjo do quadro, afetando proporcionalmente o tom, a luminosidade e a temperatura.

Precisamos conhecer as cores, experimentar e usar as combinações sempre que possível, pois a utilização esteticamente agradável torna fácil a mensagem que queremos transmitir. Utilize o seu senso crítico para criar obras fabulosas com as cores. 

Ah muleque! Vamos nessa? Vem praticar a arte da pintura em tela no curso online MÉTODO COSTERUS, invista em você! Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *