costerus-pintura-em-tela-saúde-mental

Como fazer suas próprias telas para pintura – passo a passo

Como preparar a tela para pintura, passo a passo.

Todo artista sabe que a pintura em Tela exige que compremos diversos materiais e saber o que adquirir é um grande desafio para quem está começando. Por isso eu sempre procuro indicar o que realmente é necessário comprar para que não haja desperdício.

É o principal elemento para pintura em tela é justamente a “tela”, o nosso campo de criatividade. Durante a sua vida como artista, serão incontáveis as aquisições de telas dos mais variados tamanhos.

Então você pode economizar ao fazer suas próprias telas.

Pensando nisso, resolvi criar um tutorial em vídeo mostrando o passo a passo de como você pode criar as suas próprias telas. Está tudo muito bem explicado, desde que madeira comprar, passando pela forma de corte, até a montagem da tela.

“A tela reflete a alma do artista, é nela que ele expressa tudo o que sente e pode trazer a existência a sua visão do mundo.”

Acesse meu vídeo e veja o passo a passo. Tenha bastante cuidado ao manusear as ferramentas para executar a confecção da tela.

Espero que vocês gostem – Clique abaixo para acessar o vídeo.

COMO-FAZER-SUAS-PROPRIAS-TELAS-PARA-PINTURA-PASSO-A-PASSO-professor-costerus

Medir e cortar a madeira

Eu tenho essa máquina aqui, que é uma máquina profissional, que é lógico que talvez você pode não ter porque eu já trabalho muito tempo com isso, então eu preciso de ter essa máquina. Mas o que eu quero te mostrar é o seguinte. Uma madeira que tem que ser mais grossa de um lado e mais fina do outro, porque tem que ter esse chanfrado, que eles chamam de chanfrado, porque aí a tela vai ser esticada aqui e ela não marca na madeira.

É um corte chamado chanfrado. Mas você pode pedir também, isso aqui a gente já compra pronta essa madeira e quando não tem você pede um marceneiro para cortar um sarrafo de dois centímetros por um, dois por um chanfrado, só isso que você vai pedir, um sarrafo de dois de largura por um de espessura chanfrado, aí ele já pode te dar e também Existe uma serra manual, pequenininha, muito barata, você compra em loja de material de construção, ela é chamada de serrote de meia esquadria. Então você vira para dar esse corte assim, com 45 graus. Ela é manual, custa muito barato e você pode comprar para fazer suas telas. Então eu vou dar o corte aqui. Primeiro nós viramos a máquina 45 graus para cá, que é essa que já tem a marca.

Aí eu vou cortar dos dois lados, vai fazer um barulho meio alto. Aí depois nós vamos continuar falando. Eu não vou botar o barulho da máquina para não ter problema para você. Então eu corto a esquerda para fazer a ponta, aí depois eu viro a máquina e corto do outro lado fazendo o término. Se você tiver com o serrote manual, você aperta, traz para a esquerda, você faz a ponta, depois você marca o tamanho da tela que você quer, traz ele para a direita e corta. E aí você vai cortando cada pedaço de acordo com a medida. Ela vai ter 40×50, ok? Então vamos lá. Mas agora eu quero te falar também que nós vamos marcar.

Então você vai pegar uma trena, você vai marcar aqui, vai medir aqui em cima e vai botar 50, por exemplo. Então eu botei aqui 50. Vou deixar já marcado o de 50 e vamos deixar marcado também o de 40. Que aí fica mais fácil pra gente depois cortar. Quarenta. Então eu marquei uma com quarenta, você pode até escrever aqui para não perder, quarenta, e nessa aqui você vai marcar cinquenta. Tanto faz, você pode cortar qualquer lado agora. Aí eu viro a máquina, se você tiver o serrote, você vai apertar lá um gancho assim ó, e aí você vira ela 45 graus para a direita.

Então aqui agora eu vou botar aqui na medida certa, tá, pra nós podermos fazer o corte. e esse aqui eu boto na bitola. Então vamos lá de novo. Como você pode ver, eu tenho dois tamanhos de 40 e dois tamanhos de 50.

Esse tamanho aqui é para telas pequenas. Quando você quiser tela grande, você já pode pedir chassis, que é o nome dessa madeira aqui, chassi. Você pode pedir esse sarrafo para fazer o chassi, olha, de quatro centímetros por 2. Aí dá para fazer telas 60×80, 80×100, aí vai embora o tamanho que quiser, mas a madeira é bem mais larga.

Montar as partes

Agora eu vou te mostrar a como juntar as partes aqui, tá? Nós temos aqui uma peça aqui que eu quero te mostrar também, que é para juntar, e tem outra também. Então aqui eu vou medir, já vou deixar medida aqui, o tanto que eu possuir. Aí eu pego uma grande, uma pequena, uma 50 e uma 40. Coloca um pouco de cola, na parte maior, sempre na esquerda. Você passa cola de madeira, tipo cascora, não é aquelas colas de sapateiro não, é cola para madeira, uma amarelinha, ok. Pronto, como ali já está na bitola, eu vou unir aqui as duas. 

Então eu encosto ele aqui, porque esse meu aqui é bem prático, aí eu já puxo aqui ó, ele vai jogar um grampo ali embaixo ó, e já tá junto, tá vendo ó. Ele joga esse grampo aqui, onde prende. Agora nós vamos fazer a mesma coisa do outro lado. É bom sempre estar olhando o chanfrado para baixo. Então agora aqui está certo. São algumas coisinhas. Pode espalhar com o dedo a cola se quiser, se não também não precisa. Tá vendo?

A mesma coisa, juntou os grampos. Agora o que nós vamos fazer? Agora juntar esse pedaço com aquele outro que nós cortamos, bota sempre cola, não esqueça. Então deixa eu pegar o outro, posso deixar ele apoiado aqui que ele fica. Agora que eu venho por fora aqui, junto ele aqui, vejo se está correto. Aí só virar. Prontinho, o chassi está pronto.

Preparar a tela

A tela agora vai vir aqui na frente que eu vou mostrar pra você. Agora, esse aparelho aqui, de pregar, também esses que vocês estão vendo, ele também é caro e é difícil de encontrar. Mas eu me lembro que antigamente eu usava uma morsa, que era um aparelho de prender aqui na mesa, tipo um sargento, que você roda e prende a madeira, passa a cola, encosta outra e bate com o preguinho. Mas eu só estou te ensinando a fazer a tela porque você pode aprender e dá para você fazer em casa. Mas se você achar meio complicado, você pode pedir o marceneiro para te fazer o chassis, que é isso aqui… Continua no vídeo.

Fazer suas próprias telas para pintura é uma tarefa simples e econômica que pode ser feita com materiais básicos. Com este passo a passo, você pode criar suas próprias telas personalizadas para seus projetos de pintura e economizar dinheiro. Além disso, ter controle sobre a qualidade dos materiais utilizados pode melhorar o resultado final da sua obra de arte.

Veja também:

Marco Costerus

Newsletter

Receba por e-mail, novos artigos, vídeos e novidades em primeira mão. Cadastre seu e-mail abaixo.

Rolar para cima